segunda-feira, 6 de outubro de 2014

BANCÁRIOS ACEITAM PROPOSTA E GREVE TERMINA NO OESTE E SUDOESTE DO PARANÁ

A greve dos funcionários de bancos públicos e privados na região oeste e sudoeste do estado do Paraná terminou, e nesta terça-feira (7) os atendimentos nas agências devem voltar ao normal.
A decisão foi tomada em assembleias realizadas no fim da tarde desta segunda-feira (6) em Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. Os trabalhadores decidiram aceitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentada na sexta-feira (3). Os bancários estavam parados desde o dia 30 de setembro.
A categoria pedia aumento salarial de 12,5% e o pagamento de participação nos lucros e resultados das empresas, no valor de três salários mínimos da categoria e mais R$ 6 mil. Além disso, os bancários pediam também o pagamento de vale-alimentação, vale-transporte, vale-refeição e melhores condições de trabalho e garantia de emprego. Eles queriam também que o piso salarial fosse equivalente a um salário mínimo no valor definido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), calculado em quase R$ 3 mil.
A Fenaban ofereceu reajuste salarial de 8,5% e o piso inicial da categoria reajustado em 9%. O vale-refeição vai ter aumento de 12,2%. Também será incluido na convenção coletiva o combate às metas abusivas, que também serão proibidas por mensagens de texto de celular ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, conforme a Fenaban. O aumento de todos os valores será retroativo a setembro.
A compensação dos dias parados será feita uma hora por dia entre os dias 15 a 31 de outubro, para os funcionários que cumprem seis horas de trabalho diário. Já para os bancários que cumprem oito horas diárias, a compensação será feita entre os dias 15 outubro a 7 de novembro, também uma hora por dia a mais.
As agências bancárias que fazem parte do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Sintraf) de Toledo, na região oeste, não aderiram à greve nacional. De acordo com o presidente do sindicato Zelário Bremm, as agências de Toledo, Palotina, Maripá, Nova Santa Rosa, Mercedes, Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu atenderam normalmente.

Fonte: G1 Paraná

Nenhum comentário: